21 dezembro 2010

Sonda-me....Vê se há em mim algum caminho mau!



“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos; 139,23-24
Depois de meditar no salmo 139, pela tela do meu computador, me ocorreu o pensamento de que, em termos de armazenagem da informação, há muita semelhança entre a máquina e o homem. A webcam do homem são os olhos, que captam as imagens; a memória “cache” é o consciente humano; o HD é o inconsciente, onde ficam armazenados os dados; o display humano é a fala; no PC, para se acessar os dados é necessário a password; no ser humano existem também áreas restritas, onde ficam armazenados os segredos do coração, que somente o próprio pode acessar; assim como o PC precisa de protetores contra spyware, vírus, cavalos de tróia, worms da internet, e raquers o ser humano também necessita se proteger contra os “raquers” e os vírus malígnos.
Bem sabemos que nada está oculto para Deus, o qual, na sua onisciência conhece o homem na sua integralidade: corpo, alma e espírito. Ele sabe tudo, sobre o viver de cada pessoa; Ele conhece: o dia-a-dia; a estrutura do pensamento; a maneira como analisa as coisas; as conjunturas da vida; traumas; carências; dificuldades; constituição genética; história; consciente e inconsciente humano; relações com personalidades malignas; abominações; condescendências; liberalidade; licenciosidade; pecado. O conhecimento divino vai além da percepção humana; Deus tudo vê, tudo sabe, tudo conhece! Mas Ele não invade a privacidade de ninguém... Ele respeita a vontade livre do homem...

No salmo 139, ao constatar a onisciência, a onipotência e a onipresença de Deus, o rei Davi manifesta a Deus a sua abominação ao mau, e o seu desejo de andar em retidão, fazendo esta oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (vrs.23-24, Sl; 139).
Os termos “sondas” e “sonda-me”, que aparecem nos versos 1 e 23, respectivamente, são utilizados para descrever o exame minucioso que se faz em mineração ou garimpo, ou na exploração de um território. Em nossa analogia entre o homem e o computador, equivaleria a fazer uma “varredura” com um potente “antivírus”. Ninguém roda o antivírus só prá saber se há vírus na máquina, mas com o firme propósito de localizá-los e eliminá-los! E, quando localizados, os vírus são exterminados com muito prazer! Davi deseja exatamente isto, que Deus “garimpe” sua vida, com o objetivo de localizar e exterminar os vírus ocultos que forem localizados! A expressão “sonda-me” referida no v.23, do salmo, equivale a dizer: “cura-me”.
Ao pedir a Deus que o sonde, Davi está se abrindo sem reservas... Está liberando a “password” da sua vida, permitindo ao Senhor o acesso irrestrito a todas as áreas do seu ser, inclusive ao setor onde costumam ficar armazenados os segredos pessoais. Em outras palavras, Davi está quebrando os sigilos do seu coração! Assim como o antivírus do computador é programado para fazer a “varredura” todos os dias, para nossa maior segurança devemos também orar diariamente: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” E, sempre que desconfiarmos que há vírus, porque, as coisas não estão indo bem como antes, a vida já não está fluindo, está havendo adiamentos, interrupções, perdas, fracassos, derrotas ou tristezas, também é hora de orarmos a Deus, pedindo: “cura-me, Senhor”.







3 comentários:

Valéria Ferreira Bernardo disse...

Ô que benção hein flor! lembrei me de sonda-me da Aline Barros que adoro por sinal!!
bjbj

*Mi§§ §impatia* disse...

Amiga vc fez umas analogias perfeitas, amei.
Beijos.

Cidinha Dias disse...

Lindo texto.
Beijos.

Postar um comentário

Bora comentar?
Desde já agradeço seu carinho ^.~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia também!

.* BG *.! ;D

 

Essencial por Cristin Template Base Insight | Design KESDesigner© 2009